KEYNOTE SPEAKERS: Moisés de Lemos Martins | Universidade do Minho

Moisés de Lemos Martins é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Fundou o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), que dirige. Dirige, também, o Museu Virtual da Lusofonia, Unidade Cultural da Universidade do Minho, que fundou em 2017. Criou a revista Comunicação e Sociedade, que dirigiu de 1999 a 2022. É o diretor da Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC), e também da revista Vista. Doutorado pela Universidade de Estrasburgo em Ciências Sociais (na especialidade de Sociologia), em 1984, tem publicado, no âmbito da Sociologia da Cultura, Semiótica Social, Sociologia da Comunicação, Semiótica Visual, Políticas de Ciência e da Língua, Comunicação Intercultural, Estudos Lusófonos. Dirigiu durante dez anos o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (de 1996 a 2000, e de 2004 a 2010). Presidiu à Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, de 2005 a 2015; à Lusocom – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação, de 2011 a 2015; à Confibercom – Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Académicas de Comunicação, de 2012 a 2015. É, hoje, Secretário Geral da Assibercom – Associação Ibero-americana de Comunicação.