“A Esfera Pública como objeto de investigação em Ciências da Comunicação”

As inscrições no webinário encontram-se abertas até ao dia 15 de fevereiro. Os interessados poderão inscrever-se através do formulário disponível no seguinte link: tinyurl.com/webinarepinsc

O VII Congresso de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público organiza no próximo dia 18 de fevereiro um webinário subordinado ao tema “A Esfera Pública como objeto de investigação em Ciências da Comunicação”.

Programa do webinário:

– 11h–13h: Ana Pinto Martinho, investigadora do Obercom e editora do European Journalism Observatory (EJO);

– 14h30–16h30:  Marisa Torres da Silva, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do ICNOVA.

Nas duas sessões são apresentadas possíveis abordagens de investigação de temas relevantes para a compreensão da esfera pública.

A iniciativa destina-se a investigadores interessados em temas relacionados com a esfera pública. A realização deste webinário serve também de anúncio ao VII Congresso de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público que se realiza em Coimbra, nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho.

Ana Martinho Pinho

Ana Pinto Martinho é investigadora do OberCom – Observatório da Comunicação e assistente de investigação do CIES-IUL, onde trabalha áreas como a literacia noticiosa, o jornalismo de dados, o ensino do jornalismo e as questões da desinformação e confiança nas notícias, entre outras. É editora do European Journalism Observatory (EJO) em português.

Está ligada a vários projetos de investigação europeus como o Newsreel e faz parte da equipa portuguesa que trabalho o Digital News Report, do Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford. Participa em estudos da rede EJO, como é o caso do recente estudo sobre a cobertura dos media europeus às questões da migração.

Enquanto jornalista dirigiu o projeto iGOV, órgão de comunicação social dedicado às áreas da administração pública, Governo, eGovernment, open data e cidadania. Foi também jornalista na edição portuguesa da InformationWeek, diretora da publicação Interface – Administração Pública e trabalhou para meios de comunicação social como o Diário de Notícias, o Semanário Sol, e a, então, RTP Informação.

Atualmente está a trabalhar no seu doutoramento, em Ciências da Comunicação, no ISCTE. Tem um Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE) e uma Licenciatura em Comunicação Social (UBI).

Maria Torres da Silva

Marisa Torres da Silva é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e investigadora integrada do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). Com doutoramento em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, os seus estudos têm-se centrado na área dos estudos dos media e jornalismo, em particular, na relação entre jornalismo, democracia e esfera pública, e tem diversas publicações científicas internacionais e nacionais em torno de temas como discurso de ódio, jornalismo participativo, diversidade e pluralismo nos media, jornalismo de investigação, género e produção noticiosa, ou consumo de notícias.

Foi Investigadora Principal do projeto “Incivilidade e Discurso de ódio online: comentários às notícias em contexto eleitoral” (2020), apoiado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), e coordenadora da equipa nacional do projeto colaborativo internacional “News as Democratic Resources. Cross Cultural Comparative Research” (2013-2018).

É atualmente diretora da Revista Media & Jornalismo, coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Públicos e Audiências da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH.

CV: https://www.cienciavitae.pt/en/E811-91FA-DC5E