KEYNOTE SPEAKERS: Rosa Cabecinhas – Universidade do Minho

Rosa Cabecinhas é docente do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais, conjugando as áreas da comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais, migrações e media. Autora da obra Preto e Branco: A Naturalização da Discriminação Racial (2017, 2ª edição), co-autora e co-editora de diversas obras, entre as quais se destacam De Outro Género: Propostas Para a Promoção de um Jornalismo Mais Inclusivo (2014), Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios (2017, 2ª edição) e (In)visibilidades: Imagem e Racismo (2020).
É membro da comissão diretiva do Programa Doutoral em Estudos Culturais, que dirigiu de 2015 a 2021. Foi Diretora do Departamento de Ciências da Comunicação, Diretora do Mestrado em Ciências da Comunicação e Diretora-Adjunta do CECS. Membro fundador da SOPCOM, participou na fundação do Grupo de Trabalho em Comunicação Intercultural, exercendo as funções de coordenadora-adjunta. Faz parte da equipa que fundou o Seminário Permanente Comunicação e Diversidade, que coordena desde a sua fundação.